
INFO. 82 2121.8686
Notícias | AUTOR: jade | DATA: 08/05/2019 às 16h24
O presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL, João Ferreira Lima, vem a público esclarecer que atendendo a orientação do Ministério Público Estadual e conforme o Artigo 3º Parágrafo único do Estatuto Social aprovado em janeiro de 2019. Fica vetada à utilização do nome da Associação, ainda que por sigla, sob qualquer pretexto, para qualquer fim político-partidário, seja em atividades ou no uso de registro eleitoral, constituindo qualquer das ações previstas neste artigo falta grave sujeita a exclusão de associados e destituição de dirigentes, sem prejuízo das devidas responsabilizações jurídicas.
Segundo João Ferreira mesmo reconhecendo a importância da política para os avanços no contexto das lutas sociais e de inclusão em defesa das diversas minorias, é preciso que a sociedade entenda que não é benéfico para as ongs, instituições e associações a utilização do seu nome como fins eleitorais e políticos.
Diante deste entendimento é que a ADEFAL vem ao longo dos últimos anos solicitando de todos os candidatos e representantes políticos que utilizam o “sobrenome ADEFAL” que deixem de usar, pois a associação do nome político com o nome institucional vem gerando grandes prejuízos no que se refere à imagem das instituições.
Diante do exposto pedimos aos representantes dos diversos órgãos da imprensa que ao tratar ou veicular matérias sobre qualquer um representante político que utilizem o “sobrenome ADEFAL”, por gentileza não utilizar o nome da Instituição.
A competição reuniu atletas de todo o país, celebrando esporte, inclusão e superação. Nossos representantes deram um show de coragem, foco e espírito esportivo e conquistaram 12 medalhas, sendo 5 ouro, 6 prata e 1 bronze.
A presidente da ADEFAL, Graça Dias, destacou a importância da participação da equipe alagoana. “A presença dos nossos atletas nas Paralimpíadas Universitárias é motivo de muito orgulho para toda a família ADEFAL. Cada conquista representa o resultado de muito esforço, dedicação e, acima de tudo, da crença de que o esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão e transformação social. Estamos muito felizes em ver nossos representantes mostrando o talento e a garra de Alagoas para todo o Brasil.”
O evento, promovido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES/AL), reúne gestores, trabalhadores e representantes do controle social com o objetivo de debater estratégias para consolidar a Política Nacional de Vigilância em Saúde e fortalecer as Comissões Intersetoriais de Vigilância em Saúde (CIVS) nos âmbitos municipal e estadual.
A Comissão Eleitoral, conforme definido no Art. 4, alínea V do Estatuto da ADEFAL – Quadriênio 2025-2029, após análise da documentação exigida, procedeu à homologação do registro da chapa “Herdeiros de Gerônimo”, doravante denominada Chapa 01, para participar da Eleição que será realizada no dia 14 de novembro de 2025.