

INFO. 82 2121.8686
Notícias | AUTOR: jade | DATA: 21/10/2019 às 17h02
A Associação dos Deficientes de Alagoas – ADEFAL aderiu mais uma vez à campanha outubro rosa e durante todo mês de outubro diversas ações alertaram para a importância dos exames preventivos do câncer de mama. Nesta terça-feira (22), será realizado o Dia D da campanha na ADEFAL, na programação atividades voltadas ao público feminino como: atividades culturais, apresentação do coral do Grupo Renascer e do grupo Carmé; palestras educativas, depoimentos sobre a vivência de algumas pacientes que venceram a luta contra o Câncer, oficina de Turbantes, sessão de beleza e autocuidados e homenagem Póstuma a Lindinalva, que fez parte do Grupo de mastectomizadas da ADEFAL .
Ao falar sobre a importância da ação o presidente da ADEFAL João Ferreira Lima destacou a importância das campanhas educativas na prevenção e no combate ao câncer de mama. “Essa campanha já faz parte do calendário anual da nossa Instituição. Acredito que com o empenho de toda sociedade poderemos conseguir reduzir os índices de morte por câncer de mama, pois o diagnóstico precoce possibilita, na maioria dos casos, a cura”, enfatizou João Ferreira.
Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos na década de 90 do século passado e se espalhou pelo mundo. A iniciativa chegou ao Brasil em 2002, com a iluminação em tom rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo.
Segundo o Ministério da Saúde, anualmente surgem cerca de 50 mil casos de câncer de mama no país. Somente em 2011, houve 13.225 vítimas da doença. A orientação para as mulheres com mais de 40 anos é fazer o exame clínico uma vez por ano.
A parceria entre as instituições reafirma a importância de unir esforços em prol da acessibilidade, da cidadania e da promoção da igualdade de oportunidades por meio do esporte.
Adotar o símbolo do infinito colorido é mais do que um gesto simbólico. É uma forma de dizer que as pessoas autistas não estão quebradas e não precisam se encaixar em padrões impostos. Elas merecem ser respeitadas, acolhidas e compreendidas em sua singularidade.
Reconhecimento reforça o protagonismo da instituição na defesa da saúde e dos direitos das pessoas com deficiência
Evento acontece de 9 a 11 de junho, no Centro de Convenções de Maceió, com atividades das 14h às 20h e reforça o compromisso da instituição com a saúde, a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência no mundo do trabalho