ADEFAL realiza Dia D de combate e prevenção ao câncer de Mama

Notícias | AUTOR: jade | DATA: 21/10/2019 às 17h02

A Associação dos Deficientes de Alagoas – ADEFAL aderiu mais uma vez à campanha outubro rosa e durante todo mês de outubro diversas ações alertaram para a importância dos exames preventivos do câncer de mama. Nesta terça-feira (22), será realizado o Dia D da campanha na ADEFAL, na programação atividades voltadas ao público feminino como: atividades culturais, apresentação do coral do Grupo Renascer e do grupo Carmé; palestras educativas, depoimentos sobre a vivência de algumas pacientes que venceram a luta contra o Câncer, oficina de Turbantes, sessão de beleza e autocuidados e homenagem Póstuma a Lindinalva, que fez parte do Grupo de mastectomizadas da ADEFAL . 

Ao falar sobre a importância da ação o presidente da ADEFAL João Ferreira Lima destacou a importância das campanhas educativas na prevenção e no combate ao câncer de mama. “Essa  campanha já faz parte do calendário anual da nossa Instituição. Acredito que com o empenho de toda sociedade poderemos conseguir reduzir os índices de morte por câncer de mama, pois o diagnóstico precoce possibilita, na maioria dos casos, a cura”, enfatizou João Ferreira.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos na década de 90 do século passado e se espalhou pelo mundo. A iniciativa chegou ao Brasil em 2002, com a iluminação em tom rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo.

Segundo o Ministério da Saúde, anualmente surgem cerca de 50 mil casos de câncer de mama no país. Somente em 2011, houve 13.225 vítimas da doença. A orientação para as mulheres com mais de 40 anos é fazer o exame clínico uma vez por ano.


Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_qjic22s32c31ip51od9rkrpr35, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0