Audiência na Câmara para debater o direito ao Passe Livre Municipal para pessoas com deficiência é cancelada por falta de acessibilidade

Notícias | AUTOR: jade | DATA: 25/05/2018 às 18h06

A Audiência Pública convocada para essa sexta-feira (25) na Câmara Municipal de Maceió , que abordaria sobre a concessão do direito ao Cartão Bem Legal às pessoas com deficiência e com doenças incapacitantes é cancelada, o motivo quase não dá para se acreditar, por se tratar do órgão que tem o poder de criar e fiscalizar as Leis, e foi justamente a falta de acessibilidade que impediu dezenas pessoas com deficiência de terem acesso ao Plenário da Casa, localizado no segundo andar do prédio o qual está com o elevador quebrado a mais de 3 meses. Em protesto deficientes se recusaram a ser carregados e solicitaram o cancelamento da Audiência.

            O impasse só foi controlado, com a chegada da vereadora, autora da sessão Tereza Nelma, sessão esta que atendia uma reivindicação do presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL, João Ferreira Lima feita através do ofício n.º 055/2018 e foi ele um dos muitos deficientes impedidos por suas limitações de terem acesso ao Plenário. Diante da angustias de dezenas de pessoas que tiverem seu direito de ir e vir violado, a vereadora Tereza Nelma decidiu acatar a decisão dos manifestantes e suspendeu a Audiência.

            Ao falar do ocorrido, João Ferreira diz que o sentimento de revolta e indignação é o que prevalece no momento. “Não poderíamos ficar calado em um momento como esse. Estamos aqui para debater os nossos direitos e ao chegar na Casa do Povo tivemos o nosso direito de ir e vir violado”, lamentou João Ferreira.

A assessoria de comunicação da Câmara de Vereadores emitiu nota a respeito da situação:

“A vereadora propositora da audiência foi avisada com antecedência de que o prédio não está dispondo de elevador. Há um laudo técnico da empresa que presta a manutenção afirmando que o equipamento não tem mais conserto e que o ideal seria comprar um novo.

Como estamos nos mudando para a nova sede em Jaraguá, a mesa diretora decidiu por não adquirir essa nova rampa elevatória, pois seria um investimento desnecessário. A própria vereadora esclareceu essa questão em plenário ao comunicar que estaria adiando a audiência para a próxima semana em um novo local.”


Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_41k7l7t636ma7j1kd16q8n4be4, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0