Neste sábado, 24 de julho, a tão conhecida Lei de Cotas (Lei n.º Lei 8213/91) completa 30 anos e para marcar essa data a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL, pioneira nas ações de inclusão no mercado de trabalho em Alagoas, lança a semana de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
A programação acontece de 26/07 a 30/07 e contará com diversas atividades. Na segunda-feira a partir das 8h inicia o processo de recadastramento dos currículos e às 16h acontece um webinário para debater os desafios da inclusão nestes 30 anos de Lei de cotas. Participam do webinário, que será transmitido ao vivo no youtube Adefal Org, o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho/AL, Rafael Gazzaneo Júnior, a auditora fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho/AL, Dulciane Monteiro, o educador previdenciário do INSS/AL e chefe da Seção de Comunicação Social, Marcelo Lima e a coordenadora do Serviço de Inclusão no Mercado de Trabalho da ADEFAL, Telma Albino.
O recadastramento dos currículos acontecerá durante toda semana, sendo necessário trazer o currículo impresso e caso já possua, o laudo com a CID da deficiência. Ainda na programação haverá inserções ao vivo em nosso instagram com o programa Momento da Inclusão, onde serão abordados os temas como: elaboração de currículos, como se comportar em uma entrevista de emprego e um bate papo com pessoas com deficiência que possuem experiência de sucesso profissional.
Ao falar sobre a importância da Lei de Cotas o presidente da ADEFAL, Marcos Martins ressalta que já há um grande avança no comprimento desta Lei, principalmente devido às fiscalizações do Ministério do Trabalho, porém revela que é lamentável que ainda nos dias de hoje, as empresas procurem burlar essa legislação. “É importante salientar que as pessoas com deficiências possuem a mesma capacidade profissional das demais, apenas com algumas limitações que podem ser superadas, no nosso banco de currículos temos profissionais de todos os níveis”, ressaltou Marcos Martins.
Ainda na programação da semana de inclusão, a ADEFAL se reunirá na terça-feira (27) às 9h com os representantes da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária - SEMTABES, Ronaldo Targino, secretário adjunto de trabalho, abastecimento e economia solidária e Ricardo Lessa, diretor de trabalho e emprego. A reunião tem como objetivo traçar ações para uma campanha educativa junto às empresas, no intuito de incentivar o cumprimento da Lei de Cotas.