INFO. 82 2121.8686
Institucional
Nossa História
Nossa História
O desejo do grupo Fraternidade Cristã dos Deficientes (FCD) da Igreja de Nossa Senhora Carmo (Igreja do Salgadinho) em lutar pelos direitos da pessoa com deficiência foi o primeiro passo para a criação da Associação dos Deficientes físicos de Alagoas – ADEFAL. O grupo que se reunia com uma certa freqüência na sacristia da Igreja já buscava na época (1980) alternativas para a valorização e os direitos das pessoas com deficiência.
O movimento aos poucos foi se fortalecendo e com isso aumentava o interesse dos participantes em desenvolver um trabalho mais efetivo voltado para área social e em defesa dos direitos e da cidadania, deixando de ser apenas um grupo ligado à igreja.
Com a consciência que não poderiam ficar apenas no debate, pois se fazia necessário ações mais concretas, o grupo inicia a caminhada para criação de uma associação. A partir desse momento surge à necessidade de adquirir um espaço físico adequado, ampliar o número de adeptos e lutar por políticas públicas mais efetivas no que se refere à pessoa com deficiência.
Em 22 de Abril de 1981 surge oficialmente a ADEFAL com sede provisória na Igreja Nossa Senhora do Carmo, logo após sua fundação a Adefal passa a realizar suas reuniões no Centro de Reabilitação Helena Antipoffi (atualmente Escola Lourdinha Vieira) permanecendo nesta localidade por cerca de quatro anos, quando recebe a doação de três salas no anexo CEAGB (Cepa), pelo então governador Divaldo Suruagy, espaço este que foi ampliando-se ao longo dos anos e hoje é a sede atual da Instituição, situada na Rua Clementino Do Monte, 312 –Farol .
Com uma área de 3000 m2 a Adefal presta serviços de ordem social, defesa de direitos; medicina física e reabilitação, Órteses e Próteses, e atendimento ambulatorial, nas áreas de: Fisioterapia, Fonoaudióloga, Neurologia, Neuropediatria, Ortopedia pediátrica, Ortopedia, Otorrinolaringologista, Pediatria, Psicologia, Psiquiatria, Clínica Geral, Terapia Ocupacional, Urologia.
Atendendo cerca de 1500 pessoas diariamente a Adefal é referência no Estado e no Brasil. Seu trabalho foi reconhecido com o prêmio Nacional de Direitos Humanos 2004, concedido pela Presidência da República.
A ADEFAL – Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas é considerada de Utilidade Pública Municipal, Lei Municipal n.º 4366, 02 de dezembro de 1994, Utilidade Pública Estadual Lei n.º 4570 de 09 de outubro de 1984 e Utilidade Pública Federal, Decreto de Lei Federal de 04 de junho de 1996. A Instituição é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos com sede em Maceió-AL e tem como finalidade a defesa dos interesses das pessoas com deficiência.
Desde fevereiro de 1994 a Adefal através do Centro de Medicina Física e Reabilitação Gerônimo Ciqueira, implantou o serviço de Medicina Física e Reabilitação. Serviço este que teve como idealizadores o então presidente Gerônimo Ciqueira e as Médicas Zelda Pedrosa de Oliveira Ribeiro e Sônia Maria Alvarenga e a assistente social Maria Hélvia Castro Figueiredo, contando ainda com o apoio e a dedicação dos técnicos em fisioterapia Francinaldo da Silva e José Hélio Carvalho de Barros, equipe esta, médicas e técnicos, que de forma voluntária deram os primeiros passos neste trabalho de reabilitação que hoje é referência nacional.
Em 1996 Adefal consegue o credenciamento com Sistema Único de Saúde (SUS), em 2001 a Instituição passa ser referência no atendimento de alta complexidade em Medicina Física e Reabilitação e passa a prestar serviços aos 102 municípios alagoanos.