ADEFAL comemora 42 anos com lançamento do Troféu Guerreiro da Inclusão Gerônimo Ciqueira

Notícias | AUTOR: jade | DATA: 10/08/2023 às 16h59

Fundada em 1981 a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL chega aos 42 anos de existência como uma das maiores instituições de luta em defesa das pessoas com deficiência no estado de Alagoas. Atualmente a Instituição realiza cerca de 1.500 atendimentos dia e conta como mais de 250 funcionários. Para marcar mais um ano na sua história a diretoria executiva da Associação lançará no próximo dia 11, data que marcará a passagem do aniversário da ADEFAL, o troféu Guerreiro da Inclusão Gerônimo Ciqueira.

A honraria será destinada às pessoas que ao longo dos anos veem contribuindo para o fortalecimento da instituição e do movimento em defesa dos direitos da pessoa com deficiência. A premiação está dividida em várias categorias são elas: Incentivo ao esporte adaptado; defesa de direitos, compromisso social, atleta paraolímpico, arte-cultura e lazer, acessibilidade, empresa parceira e parceiros da inclusão.

Ao falar da trajetória dos 42 anos de luta da ADEFAL a presidente da Graça Dias destacou o pioneirismo, a coragem e a determinação do saudoso Gerônimo Ciqueira para o fortalecimento da luta em defesa das pessoas com deficiência. “Com uma visão futurista e ousada Gerônimo transformou um pequeno grupo de amigos, que incialmente se reuniam na  da Igreja nossa Senhora do Carmo (Igreja do Salgadinho) nesse trabalho lindo e incansável desenvolvido pela família ADEFAL”, ressaltou a presidente.

“Falar de Gerônimo é falar de um guerreiro, de um homem que levantou essa bandeira da inclusão há mais de 40 anos. Incansável ele viajou por todo o estado de Alagoas para tirar muitos deficientes que viviam escondidos em seus quartos. Hoje os temas acessibilidade, inclusão e direitos das pessoas com deficiência estão na maioria dos planos de governo, mas infelizmente continuam apenas no papel. Gerônimo viveu e sentiu na pele o peso de uma sociedade cheia de preconceitos e a discriminação e nunca desanimou, lutou até o último momento por uma sociedade inclusiva de fato e de direito e ao partir deixou seus exemplos e sua luta para muitos de nós, pessoas com deficiência”, desabafa a presidente.

 

Os Homenageados

Categoria Incentivo ao esporte Adaptado – 

1- Diego Calado Educador Físico, técnico paraolímpico, coordenador de esporte da ADEFAL e presidente da FAEAL (Federação Aquática Do Estado De Alagoas).

Categoria Atleta paraolímpico

2-Sônia Gouveia – Paraatleta de Atletismo

Categoria Defesa de direitos das Pessoas com Deficiência:

3- Francisco Carlos do Nascimento – Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

4- Jorge da Silva Porto - Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

 

Categoria compromisso social

5- Sandoval de Arroxelas Nobre – Contribuinte Telemarketing

6- Vicentina Cavalcante Dantas – Contribuinte Telemarketing

Categoria arte-cultura e lazer

                7-João de Barros Corrêa Lima Neto – Projeto Praia Acessível

 

Categoria Projeto de acessibilidade

                8- Prefeito JHC – Camarote Inclusivo do São João da Inclusão

Categoria empresa parceira

                9- Empresa Carajás

Categoria Pioneirismo na Luta pela inclusão da pessoa com deficiência

                10- Vênus Maria da Silva – presidente da Associação dos deficientes físicos de Joaquim Gomes

Categoria parceiros da inclusão

                11- Deputado estadual Galba Novaes

                12- Vereador Galba Neto

                13- Deputado federal Arthur Lira

 

 

 

 


Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_23hg0nn3n4fhvhkqs8rl0qv786, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0