Adefal realizou roda de conversa com equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Maceió

Notícias | AUTOR: jade | DATA: 25/10/2022 às 10h37

Por João Paulo Macena - Comunique Assessoria & Marketing Saúde

Na última sexta-feira (21), a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL) promoveu em sua sede, em Maceió, uma roda de conversa com a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Luíz da Rocha Cerqueira, para alinhar informações, redes e, dessa forma, fortalecer o setor de reabilitação intelectual e o atendimento da associação de forma geral ao receber essas demandas.

O bate-papo foi conduzido pela enfermeira do Capsi Thais Gomes e Mayara Amorim, assistente social da instituição que apresentou um pouco do trabalho realizado. O Capsi acolhe crianças e adolescentes com transtorno mentais graves e suas famílias, articulando uma rede de trabalho intersetorial.

Podem ser atendidos pacientes de 5 aos 18 anos, que morem em Maceió e sejam encaminhados por serviços de saúde, escolas, conselhos tutelares, CREAS, CRAS e demanda espontânea. No Capsi são atendidas demandas de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), automutilação, depressão, esquizofrenia, transtorno de conduta e personalidade.

“Nós realizamos os atendimentos, mas também temos oficinas terapêuticas, grupos com familiares, visitas domiciliares e institucionais, além do matriciamento. Não temos apenas o atendimento com o médico, mas trabalhamos em conjunto com profissionais com essas ações, sempre acompanhando os usuários”, explicou Mayara Amorim.

O Capsi conta com uma equipe formada por médicos (pediatras e psiquiatras), psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, assistentes sociais, pedagoga, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, agentes de ação social, além de outros setores.

Na oportunidade, a presidente da ADEFAL Graça Dias, destacou a importância de receber parte da equipe do Capsi para que os setores da associação possam conhecer melhor a atuação do órgão.

“Agradecemos a cada um dos participantes dessa roda de conversa. Tenho certeza de que vocês irão levar esse conhecimento para quem não pôde participar. Ficamos muito felizes ao reafirmar que a ADEFAL será sempre parceira do Capsi. É uma forma de dar uma resposta às mães que querem um tratamento adequado aos seus filhos. Tenho certeza de que com essa parceria, teremos uma sociedade mais inclusiva e podemos enviar famílias sabendo que vocês darão o melhor para elas”, afirmou.

O evento foi idealizado pela assistente social do serviço de reabilitação infantojuvenil da Adefal, Michele Bruna. “Observamos essa necessidade de ter a aproximação com a equipe que oferta esses serviços porque alguns usuários estavam chegando aqui de forma equivocada. Para que esses usuários sejam tratados de forma adequada, acredito que essa aproximação ajuda a fazer com que a gente entenda o perfil do serviço do Capsi e eles entendam o nosso”, concluiu.

Do Capsi, também participaram da roda de conversa a assistente social, Juliana Brandão, as agentes de ação social, Mariana Santos e Maria Elenice.

 


Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_khkuleseubeu4nheofqf1o3re0, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0