Colaboradores da ADEFAL recebem treinamento sobre psicologia organizacional e do trabalho

Notícias | AUTOR: jade | DATA: 04/10/2022 às 10h19

Por João Paulo Macena - Comunique Assessoria & Marketing Saúde


Na última quarta-feira (28), a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL), recebeu o treinamento ‘Juntos Somos Mais Fortes’, ministrado por alunas do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), abordando aspectos motivacionais, da psicologia organizacional e do trabalho. O grupo de alunas é coordenado pela professora e psicóloga organizacional Aristella Lemos.


Durante o treinamento, os participantes, colaboradores da ADEFAL, tiveram
momentos para falar sobre suas percepções ao trabalhar na instituição e puderam conhecer mais sobre o conceito de ‘salário emocional’, que é o conjunto de fatores oferecido pelas empresas para promover incentivos emocionais e motivacionais aos colaboradores.

A capacitação também foi marcada pelos testes sobre o perfil de DNA motivacional, mostrando características de comportamento pessoal dos participantes, além de dinâmicas integrativas sobre características interpessoais.


Uma das alunas participantes, do curso de Psicologia da Unit/AL, foi Mayara Gouveia. Ela ressaltou que a atividade impacta diretamente de forma positiva a integração e a motivação da equipe da ADEFAL, trazendo resultados, ainda para o público atendido pela instituição.


Mayara também destacou o quanto a iniciativa contribui para o desenvolvimento das estudantes que fizeram um levantamento das demandas da ADEFAL para escolher o tema ideal.


“Para nós, é um trabalho inicial dentro do estágio obrigatório. A cada 6 meses, virá uma equipe para realizar ações assim. É o primeiro contato que teremos com eles e esperamos que dê muito certo. Essa prática é muito boa. Temos a oportunidade de trazer tudo o que aprendemos na faculdade e plantar uma semente, trazendo motivação e tudo o que possa agregar ao trabalho deles, como pessoas e profissionais”, afirma.

Ela também falou sobre a importância de qualificar equipes na parte emocional. “Não é só a parte financeira que conta. Se estamos bem psicologicamente para fazer o nosso trabalho, consequentemente, a nossa produtividade aumenta e nos tornamos pessoas melhores no ambiente em que vivemos e convivemos”, frisa.


Compartilhando um pouco de sua vivência na instituição, esteve Elissandro Oliveira Bento, fisioterapeuta do setor infantojuvenil da ADEFAL há quase 5 anos e que trabalha com a reabilitação psicomotora das crianças atendidas.
“Essa é mais uma oportunidade de crescimento profissional que temos aqui. Isso acontece sempre. A ADEFAL nos dá bastante autonomia de atuação profissional para que possamos atuar de maneira prazerosa e, assim, podemos trazer os melhores resultados para os nossos pacientes em um ambiente agradável e acolhedor”, pontua.


De acordo com a supervisora técnica organizacional da ADEFAL, Karyne Moura, a instituição conta com uma programação anual de treinamentos internos e externos, realizados com parceiros como a própria Unit/AL, universidade que tem convênio com a ADEFAL para realizar ações com estagiários de psicologia organizacional e do trabalho.


Nessa capacitação específica, a ADEFAL realizou reuniões para alinhar esse treinamento de forma customizada, de acordo com a particularidade da equipe.


Karyne falou sobre a importância da capacitação, sobretudo por integrar as necessidades do time e apoiar o desenvolvimento acadêmico das estudantes.

“Esses treinamentos são essenciais e estreitam o nosso convívio diário. Nós precisamos treinar para desenvolver. Ter essa política de treinamento é fundamental para a ADEFAL e qualquer outra instituição. Quando trazemos a academia para esse trabalho, nós estamos nos renovando. Entendemos que o estagiário motiva, ele renova e mexe com a gente para que busquemos nos atualizar”, conclui.


Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_0t108tquc1hdrvi910h3fo8hl7, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0