EQUIPE DE BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS DA ADEFAL PARTICIPA DOS JOGOS PARALÍMPICOS DO RECIFE

Notícias | AUTOR: jade | DATA: 04/07/2022 às 10h40

A competição tem início nesta sexta-feira (01) e segue até domingo (03), no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)


Por Fátima de Paula – Comunique


A equipe de Basquete em Cadeira de Rodas da ADEFAL viajou para Recife-PE para participar dos Jogos Paralímpicos do Recife que tem início nesta sexta-feira (01), Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). A competição conta com equipe de Pernambuco, Ceará e Paraíba.
O coordenador de Esportes da ADEFAL e técnico do time de Basquete em Cadeira de Rodas, Diego Calado, disse que será uma grande experiência. Ele ainda comenta sobre as expectativas para a competição.
“Nós somos uma equipe muito nova, que tem apenas dois anos de formação e
que acabou pegando um ano e meio de pandemia. Então, acabamos não tendo tantas experiências de competição. E vir aqui para Recife, sem dúvidas, é um grande aprendizado, experiência. Vamos jogar com equipe de segunda e terceira divisão de Campeonato Brasileiro, são equipes formadas há mais tempo que nós. Mas, claro, que apesar disso, vamos dar o melhor e, com certeza, adquirir experiencias e que aprendam realmente como é um jogo de basquete com quadra emborrachada e todas as regras oficiais”, explicou Diego Calado.
Graça Dias, presidente da ADEFAL, frisa sobre a importância da competição. “Não é uma competição qualquer. É uma disputa oficial. Estamos na torcida pela nossa equipe e desejamos boa sorte. Muito feliz em saber que o nosso Estado está sendo representado pela ADEFAL em uma competição tão importante”, comentou.
SOBRE A MODALIDADE - O basquete em cadeira de rodas é um entre os esportes coletivos praticado por atletas com limitações físico-motoras, mais precisamente nos membros inferiores. Para compreender melhor as regras, as características e a maneira como o basquete em cadeira de rodas se destacaram no Brasil, é importante saber como surgiu o basquete tradicional.
No Brasil, o basquete em cadeira de rodas também tem forte presença na história do movimento paraolímpico, sendo a primeira modalidade praticada aqui, a partir de 1958, introduzida por Sérgio Del Grande e Robson Sampaio. Depois de ficar de fora das Paraolimpíadas por 16 anos, a seleção brasileira voltou à disputa ao conquistar a vaga para Atenas-2004 durante os Jogos Parapan-Americanos de Mar Del Plata.
As cadeiras de rodas utilizadas por homens e mulheres são adaptadas e padronizadas pelas regras da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF). O jogador deve quicar, arremessar ou passar a bola a cada dois toques dados na cadeira.
As dimensões da quadra e a altura da cesta seguem o padrão do basquete olímpico. Para mais informações sobre o esporte, basta acessar o site da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC): www.cbbc.org.br.


Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_ordl4plbhj15419nukaqvpfku6, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0