Equipe do setor de reabilitação da ADEFAL recebe treinamento de atendimento pré-hospitalar no ambiente de trabalho

Notícias | AUTOR: jade | DATA: 11/07/2022 às 09h20

A capacitação foi ministrada pelo Tenente Coronel Gustavo Burity, na sede da instituição

Por Fátima de Paula - COMUNIQUE

A Associação dos Deficientes de Alagoas (ADEFAL) realizou, na manhã deste sábado (09), o treinamento sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Primeiros Socorros no ambiente de trabalho para uma equipe formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, educadores físicos, fisioterapeutas e assistente social da instituição. A capacitação foi ministrada pelo Tenente Coronel Gustavo Burity, na sede da ADEFAL.

Graça ​Dias, presidente da ADEFAL, agradeceu a parceria e disponibilidade do Tenente Coronel Burity para esse momento de extrema importância e conhecimento. “Sempre estamos buscando conhecimento e nos atualizarmos. É muito importante essa capacitação para o grupo que hoje está aqui participando. Agradeço ao Burity pela disponibilidade de vir aqui num sábado passar um pouco do seu conhecimento, e que venham mais treinamentos como esse.”, comentou.

Na oportunidade, Burity frisou a importância da iniciativa da ADEFAL em promover o treinamento para os seus funcionários. Ele ainda disse que a ideia de fortalecer esse tema na instituição é de extrema importância pelo público que a ADEFAL atende.

“Essa foi uma iniciativa muito legal da ADEFAL em proporcionar esse treinamento no ambiente de trabalho. Então, enxergamos algumas coisas pontuais que podem acontecer nesse local, e o atendimento pré-hospitalar não é apenas importante para quem trabalha aqui, seria legal até para as crianças saberem, os estudantes, as pessoas que dentro de casa...enfim. Bom, é importantíssimo pelas atividades que ocorrem aqui, pelo espaço, pela grande movimentação dos associados”, explicou Burity.

Mariângela Vieira, coordenadora da Reabilitação Física, disse que a capacitação vem para ensinar como agir em algumas determinadas situações, o momento de chamar o resgate e como preparar os nossos profissionais nesse primeiro momento.

“Nós visualizamos algumas situações quem podem vir acontecer, por isso sentimos a necessidade de trazer essa capacitação para que possamos saber como agir imediatamente e de maneira correta, então fizemos esse contato com o Tenente Coronel Burity que logo se colocou a disposição da ADEFAL”, revelou.

De acordo com Karine Moura, Supervisora Técnica Organizacional da ADEFFAL, a ação faz parte de um cronograma de treinamento elaborado pela diretoria. “Quando a gente traz treinamentos para a instituição, nós estamos desenvolvendo as pessoas, tanto de maneira técnica como também comportamental. A nossa demanda de atendimento exige que façamos tudo com excelência e para isso, precisamos sempre estar atualizados. Por isso, estamos sempre buscando trazer capacitações.”, pontuou.

Sobre APH

APH é a sigla utilizada para Atendimento Pré-Hospitalar – aquele primeiro atendimento emergencial que ocorre geralmente fora do ambiente hospitalar. Esta é uma atividade fundamental para as vítimas de acidentes pois, muitas vezes, é neste momento que se evitam as fatalidades.

Ao acontecer um acidente, qualquer pessoa pode acionar o serviço e uma ambulância será enviada até o local oferecendo os primeiros socorros.


Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_naq16cg653eenhkte818nkoeq6, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0