Presidente da ADEFAL é agraciada com o Prêmio Selma Bandeira

Notícias | AUTOR: jade | DATA: 03/09/2022 às 08h30

A presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL, Graça Dias foi uma das homenageadas da 12ª edição do Prêmio Selma. A solenidade de entrega aconteceu na noite da última quinta-feira no auditório da Casa da Indústria. A honraria tem como principal objetivo preservar a memória da alagoana, Selma Bandeira e ao mesmo tempo reconhecer e destacar a atuação de mulheres que se destacam por suas lutas.


Durante está edição 27 mulheres foram homenageadas, sendo Graça Dias a única mulher com deficiência a receber a horaria este ano.


Ao falar da homenagem Graça Dias revela que recebeu sua indicação ao prêmio com muito orgulho e acrescenta que a premiação vem reforçar ainda mais o seu compromisso com o fortalecimento das políticas de inclusão social das pessoas com deficiência. “Receber o Prêmio Selma Bandeira é uma emoção sem igual. Selma Bandeira foi uma mulher incrível, viveu a frente do seu tempo, determinada, forte, destemida e acima de tudo, fiel a sua luta”, acrescentou a presidente.


Biografia
Maria das Graças da Silva Dias é administradora em Gestão Hospitalar e em 2021 foi eleita presidente da Associação Dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL.


Graça Dias, como é conhecida, nasceu em Maceió, Alagoas, no dia 19 de setembro de 1969. De família bastante numerosa, Graça é a 8ª filha do casal, Luiz Ferreira Dias e Marinete Paulo da Silva Dias sendo a caçula da família.
Aos 10 meses, após um episódio de febre, a família foi surpreendida com o diagnóstico de poliomielite (paralisia infantil), e a pequena Graça teve como sequela o comprometimento na perna direita.


Com uma alegria contagiante, Graça sempre foi um exemplo, e nunca desistiu dos sonhos, mesmo tendo que superar a cada dia os preconceitos e suas limitações. A paixão por estudar fazia das idas e vindas para a escola uma grande aventura. Em casa a pequena menina sem dúvida sempre conquistou os mimos e os cuidados de todos.


Graça Dias chegou à ADEFAL em 1989, a convite da amiga e associada Rosa desde então sempre permaneceu ativa junto à Instituição. Atuou em convênios como o da antiga Telesa e com a chegada do Sistema Único de Saúde - SUS, na ADEFAL, se capacitou tornando-se técnica em odontologia e técnica em eletroencefalograma e eletrocardiograma.


Já em 2002 passou a integrar Direção Executiva da ADEFAL, onde ocupou os seguintes cargos de secretária e de diretora financeira por 14 anos.
No que se refere aos movimentos de lutas, Graça Dias sempre fala com orgulho do seu professor e mestre Gerônimo Ciqueira, que foi um dos responsáveis por despertar a vontade de lutar por novas conquistas a cada dia.


Hoje aos 52 anos Graça Dias acumula em seu currículo grandes desafios, fez parte da diretoria da Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos No Brasil – Onedef. Atualmente ocupa a presidência da maior instituição de luta em defesa das pessoas com deficiência do estado de Alagoas, a ADEFAL, a vice-presidência da Federação de Entidades de Deficientes Físicos do Estado de Alagoas – FEDEFAL e a diretoria financeira da Associação dos Deficientes Físicos da Barra de Santo Antônio, além integrar como conselheira titular o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e o Conselho Estadual de Saúde.


Esse é o breve histórico dessa mulher de fibra, de uma fé inabalável de alguém que sempre soube driblar as barreiras que o mundo apresentava. Graça Dias jamais desiste dos seus sonhos, quem a conhece sabe da sua persistente e da sua capacidade de tornar o impossível possível.


Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_5omtku7emji9dhrqd2p4q01vb5, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0