Projeto Empresa Sustentável ressalta importância do meio ambiente e sustentabilidade na ADEFAL

Notícias | AUTOR: jade | DATA: 06/12/2022 às 10h05

Por João Paulo Macena - Comunique Assessoria & Marketing Saúde

Pensando em um mundo e em uma comunidade local com um maior foco em cuidar do meio ambiente e da saúde de todos, a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL), realiza o Projeto Empresa Sustentável, através do seu Centro de Estudos. A iniciativa promove diversas ações educativas para os colaboradores e demais públicos atendidos pela associação.

Uma das campanhas do Centro de Estudos dentro do projeto é a arrecadação de pilhas dos aparelhos de pacientes do setor auditivo, além de baterias de celular e outros tipos de milhas. O projeto também passou a arrecadar lâmpadas usadas.

O ‘Empresa Sustentável’ é tocado pelo coordenador do Centro de Estudos da ADEFAL, Luciano Barbosa. Ele ressaltou que o projeto é baseado em alguns pilares que uma organização sustentável deve seguir, mobilizando colaboradores em reuniões e palestras.

“Usar menos papel, ou, se possível, utilizar papel reciclado. Outros pontos são fazer com que os dejetos da empresa sejam descartados de forma correta, trocar as lâmpadas normais, fluorescentes, por lâmpadas de Led. Além disso, também evitamos o desperdício de água. Todos esses passos são fáceis de fazer, sempre com a educação dos funcionários nesse sentido, através de palestras, e em atitudes como utilizar menos copos descartáveis”, pontuou.

Na ADEFAL, também há uma campanha para a diminuição do uso de descartáveis, com cada funcionário adotando copos e xícaras. Segundo Luciano, além de prejudiciais ao meio ambiente, os copos descartáveis liberam uma substância tóxica chamada estireno, que pode gerar sintomas como a falta de apetite, dores de cabeça, sono e até doenças mais graves.

Ele também reforçou a importância da realização de iniciativas de reciclagem e aproveitamento de embalagens de produtos de limpeza, com destinação para empresas que compram esses materiais.

“É muito importante que todo mundo faça a sua parte e separe suas embalagens. Em Maceió, só não faz isso quem não quer, já que temos diversos pontos de descarte. Quando menos impactos fizemos ao meio ambiente, melhor é para a saúde de todos”, afirmou.

Luciano Barbosa concluiu lembrando que as ações de sustentabilidade devem ser feitas por todos, de grandes organizações, cadeias produtivas, até de forma individual por cada cidadão.

“É fundamental preservar o meio ambiente. São em pequenos detalhes, em cada cadeia produtiva, que podemos contribuir para que o mundo seja mais sustentável. Não é besteira utilizar papel reciclado. Para fabricar papel, várias árvores são derrubadas. Quanto menos árvores, menos oxigênio e mais gás carbônico. Nada o que acontece nesse mundo é por acaso. A própria pandemia veio para nos mostrar isso. Temos que repensar totalmente o nosso tipo de vida. O nosso corpo também dá respostas”, finalizou.


Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_50m3d6ce52h3hu8i36tqh7a143, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0