ADEFAL beneficia mais de 100 pacientes com cadeiras de rodas

Notícias | AUTOR: jade | DATA: 29/05/2019 às 11h45

A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas- ADEFAL beneficiou ao longo do mês de maio cerca de 100 pacientes com a entrega de cadeiras de rodas. No total foram entregues 45 cadeiras de banho, 29 cadeiras de paraplégico; 20 cadeiras com aro de propulsão; 3 cadeiras de tetra adulto;4 cadeiras de banho reclinável, 3 cadeiras de para infantil; 6 cadeiras de tetra infantil; 2 cadeiras monobloco; 4 cadeiras de obeso e 18 cadeiras motorizadas.

Na manhã desta quarta-feira (29) aconteceu à entrega das cadeiras motorizadas, no total de 18 pacientes foram beneficiados com a concessão do equipamento. As cadeiras motorizadas são feitas sob medida para cada usuário e tem como objetivo garantir um melhor conforto e qualidade para os pacientes. Esse tipo de cadeira vem sendo concedida através do SUS devido a Portaria do Ministério da Saúde N.º 1.272 de junho de 2013, que passou a incluir equipamentos como:  cadeiras de rodas motorizadas; cadeiras de rodas para obesos; cadeiras de banhos especiais e adaptação postural em Cadeira de Rodas, na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM) do Sistema Único de Saúde – SUS.

Ao falar sobre a portaria a assistente social Emanuela Urtiga, responsável pelo setor de órteses e próteses da ADEFAL destacou a importância da mesma para o avanço na qualidade dos aparelhos concedidos pelo SUS. “É importante deixar claro que a portaria vem sendo renovada anualmente desde 2013, mas esperamos que ao término deste ano o Governo Federal possa rever a portaria, prorrogando-a novamente ou até mesmo incorporando definitivamente nos procedimentos do SUS”, esclareceu Emanuela acrescentando que o paciente que tem prescrição para esses tipos de equipamentos devem procurar o setor de serviço social da ADEFAL para os devidos encaminhamentos. Maiores Informações pelo telefone 2121-8672.

 


Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_m48tfjkg50er749l3pgu0ran21, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0