ADEFAL realiza chá da Inclusão com representantes de empresas alagoanas e recadastramento de currículos de pessoas com deficiência.
Na próxima segunda-feira (24), data que marca os 32 anos da Lei de Cotas, a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL realizará um chá da inclusão com representantes do setor de recursos humanos de várias empresas alagoanas e iniciará a campanha para o recadastramento de currículos de pessoas com deficiência.
Durante o Chá da Inclusão, a coordenadora do serviço de inclusão no mercado de trabalho da ADEFAL, Telma Albino irá apresentar as empresas uma nova proposta para a implantação do Projeto Medologia de Emprego Apoiado, uma iniciativa eficiente para a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O evento acontecerá na sede da ADEFAL, às 14h e deverá reunir mais de 20 empresas e representantes da Delegacia Regional do trabalho.
A programação terá início às 8h com recadastramentos dos currículos. Para participar o interessado deverá comparecer a sede da ADEFAL, munido do currículo e do laudo médico atualizado, ou enviar o mesmo, através do e-mail: mercadodetrabalho@adefal.org.
O recadastramento se estenderá durante toda a semana.
Ao falar das ações em celebração aos 32 anos da Lei de Cotas, Telma Albino destaca que muitos avanços já foram registrados nas últimas décadas, mas infelizmente hoje alguns entraves estão impedindo o acesso da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho de forma eficiente. “Hoje as Pessoas com Deficiências estão se capacitando, mas na hora que as empresas buscam cumprir as cotas geralmente ofertam subempregos. Por isso, hoje acredito e defendo o Projeto de Metdologia de Emprego Apoiado o qual respeita e reconhece os pontos fortes , o interesse e a necessidades de apoio das Pessoas com Deficiências.
Mais Informações:
Lei de Cotas
A lei de cotas para pessoas com deficiência - PCDs, (art. 93 da Lei nº 8.213/91), foi promulgada em 1991 e estabelece que empresas com cem ou mais empregados deem preencher uma parte dos seus cargos com pessoas com deficiência.
A reserva de vagas – que é essa parcela de cargos reservados a pessoas com deficiência – depende do número total de empregados que a empresa tem. Assim, o percentual de empregabilidade para essas duas categorias, de acordo com o artigo 93 da Lei 8213/91, deve variar entre 2% e 5%, conforme regra abaixo:
• Até 200 funcionários: 2%;
• De 201 a 500 funcionários: 3%;
• De 501 a 1000 funcionários: 4%;
• De 1001 funcionários em diante: 5%.
Emprego Apoiado
Emprego Apoiado é uma metodologia que visa à inclusão no mercado competitivo de trabalho — empregos em empresas públicas ou privadas, trabalho autônomo, estabelecimento de negócio próprio, participação em cooperativas e outros empreendimentos da economia solidária — de pessoas em situação de incapacidade mais significativa; respeitando e reconhecendo suas escolhas, interesses, pontos fortes e necessidades de apoio.
Os usuários dos programas de Emprego Apoiado devem ter à sua disposição, sempre que precisarem, os apoios necessários para conseguir obter, manter e se desenvolver no trabalho. O público-alvo do Emprego Apoiado são pessoas em situação de incapacidade mais significativa que: não estão sendo atendidas pelos sistemas tradicionais de colocação; não conseguem se manter em um trabalho e que, devido à intensidade dos apoios que precisam, têm necessidade de serviços de Emprego Apoiado para conseguir um trabalho.