

INFO. 82 2121.8686
Notícias | AUTOR: jade | DATA: 11/05/2022 às 13h56
A presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL, Graça Dias, abordou na manhã desta terça-feira (10), durante a reunião do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, a denúncia formalizada por associados da Instituição, a qual retrata como ato discriminatório o processo final da seleção dos aprovados no concurso de polícia penal de Alagoas.
A denúncia foi formalizada na ADEFAL, na última sexta-feira, através de um documento, no qual os aprovados afirmam terem sido vítimas de discriminação na etapa da avaliação médica, o que resultou na inaptidão de quase todos os candidatos PCD’s.
Os associados ressaltaram ainda, que os candidatos PCD’s foram em sua grande maioria aprovados no teste de aptidão física em nível de igualdade com os candidatos da ampla concorrência, na avaliação biopsicossocial, porém na avaliação médica todos os deficientes foram considerados inaptos ou temporariamente inaptos com base em sua deficiência.
Diante do exposto, a presidente da ADEFAL pediu o apoio do Conselho Estadual e da assessoria jurídica para avaliar os fatos denunciados. “Estamos aqui para buscar esclarecimentos, queremos fazer o que é certo, por isso só podemos nos posicionar após uma avaliação jurídica. Porém, já deixo claro que se houve má fé ou até mesmo discriminação neste processo iremos unir forças para garantir os direitos dos envolvidos”, revelou Graça Dias.
A parceria entre as instituições reafirma a importância de unir esforços em prol da acessibilidade, da cidadania e da promoção da igualdade de oportunidades por meio do esporte.
Adotar o símbolo do infinito colorido é mais do que um gesto simbólico. É uma forma de dizer que as pessoas autistas não estão quebradas e não precisam se encaixar em padrões impostos. Elas merecem ser respeitadas, acolhidas e compreendidas em sua singularidade.
Reconhecimento reforça o protagonismo da instituição na defesa da saúde e dos direitos das pessoas com deficiência
Evento acontece de 9 a 11 de junho, no Centro de Convenções de Maceió, com atividades das 14h às 20h e reforça o compromisso da instituição com a saúde, a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência no mundo do trabalho