Setembro Amarelo: tratamento psicológico é fundamental para prevenir suicídio

Notícias | AUTOR: jade | DATA: 10/09/2022 às 09h51

Campanha também ajuda a reforçar a importância do acompanhamento psicológico durante reabilitação de pacientes na ADEFAL

Por João Paulo Macena - Comunique Assessoria & Marketing Saúde

Criada para gerar a conscientização sobre a prevenção do suicídio no Brasil, a campanha Setembro Amarelo passa a ser pauta constante entre a sociedade e instituições como a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL, que trará diversas ações e palestras para abordar o tema em sua programação de atendimento durante todo o mês de setembro.

A psicóloga da ADEFAL, Hilnete Pontes ressalta a importância da campanha Setembro Amarelo, sobretudo após a pandemia, período em que casos de ansiedade e depressão aumentaram mais de 25%, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O Setembro Amarelo é uma campanha mundial. Ela nos convida para uma reflexão e conscientização da prevenção ao suicídio. Nesse momento, estamos vivenciando no planeta momentos muito difíceis para todos nós, principalmente após o isolamento social. Nesse período, o sentimento de dor emocional parece ter se intensificado”, afirma a psicóloga.  

Hilnete também enfatiza a relevância do tratamento psicológico na reabilitação dos pacientes que chegam a ADEFAL.

“Quando o paciente procura a instituição para se reabilitar, ele chega fragilizado em busca de amparo, e o profissional de psicologia realiza esse acolhimento e promove junto ao indivíduo a percepção do sentimento que o aflige. Isso ajuda no seu fortalecimento, mas para isso, é preciso que a família, que é a base dessa vida afetiva do indivíduo, somado a atividades físicas, alimentação saudável, socialização e uma atividade religiosa. Assim, promovemos o bem-estar e a qualidade emocional dessa pessoa”, conclui.

SOBRE O SETEMBRO AMARELO

No Brasil, o movimento foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, dia 10 de setembro.

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil.

Monumentos como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaray (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), para citar apenas alguns, e até mesmo times de futebol, como o Santos FC, Flamengo e Vitória da Bahia, participam da campanha.


Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_dottmavlkuubrjddoroquggh07, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0